A Bahia ganhará um novo evento com potencial para movimentar o turismo interno e trazer visitantes de outras cidades para o estado. Trata-se do I Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas, previsto para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro, na na cidade considerada a capital baiana de cerveja, distante 120 quilômetros de Salvador.
O lançamento da novidade aconteceu nesse sábado (23), no Teatro do Sesc, com apresentações de manifestações culturais e baianas típicas, e contou com a presença de autoridades, empresários da indústria de bebidas, comerciantes e representantes do trade turístico.
O Bahia Beer Festival acontecerá no Parque de Exposições Miguel Fontes, com expectativa de 150 mil participantes. A iniciativa é da Prefeitura de Alagoinhas, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e com o apoio do Ministério do Turismo.
Segundo a organização, nos três dias de evento, o Parque de Exposições será totalmente adaptado para receber uma programação diversificada, que prevê palestras, gastronomia, concursos e show musicais com artistas renomados. Além disso, o público também poderá acompanhar uma micareta com arrastão de trio elétrico pelas ruas da cidade.
O evento contará também com espaços como a passarela beer, vila gourmet, camarote premium, ativações e palco puro malte para atrações musicais, além de concursos de marcas artesanais e da rainha da cerveja.
A pretensão é atrair turistas de todo o país, além de empreendimentos da vasta cadeia produtiva da cerveja, cuja matéria-prima principal é a água e a disponível em Alagoinhas é considerada a segunda melhor do mundo, bioquimicamente.
“Alagoinhas é um polo consolidado de bebidas, isso é de conhecimento nacional. A partir da união entre as esferas municipal, estadual e federal vamos potencializar uma economia que gira em torno da produção da cerveja”, declarou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, presente no evento de lançamento.
Ele afirmou ainda que o Bahia Beer Festival também irá diversificar a oferta turística no estado. “Estamos galgando vários degraus, colocando Alagoinhas e a Bahia em outro patamar. Quem sabe, no futuro, o Congresso Nacional possa seguir a Assembleia Legislativa da Bahia e fazer de Alagoinhas a capital nacional da cerveja”.