Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, participaram da competição de robótica CDR Arena 2023. A equipe do IEEE-RAS, levou as cinco primeiras colocações na categoria Seguidor de Linha, dentre as 20 equipes participantes da competição, que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro, no Boulevard Shopping de Vitória da Conquista.
As competições do CDR Arena 2023 fizeram parte da programação do Anicon Festival, com competições de Robô, Seguidor de Linha, Robô Sumô e contou a participação de competidores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de Cruz das Almas, Faculdade Área 1 de Salvador, IFBA – campus Salvador e outras instituições da região Sudoeste.
Os competidores do IEEE-RAS-IFBA-VDC são estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Eletromecânica. O IFBA participou das modalidades Seguidor de Linha autônomo e Robô Sumô 3kg radiocontrolado, com orientação dos docentes do campus: Élvio Prado da Silva, José Alberto Diaz Amado, Cléia Santos Libarino e Wilton Lacerda.
O professor Elvio Prado Silva comemorou o resultado: “na competição de Seguidor de Linha, das 20 equipes competidoras no evento, nós competimos com 9 equipes e ficamos nas 5 primeiras colocações, o campus se destacou nessa modalidade”.
Estímulo à carreira em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)
A participação em competições de robótica pode despertar o interesse das crianças e adolescentes por carreiras em campos STEM. À medida que eles se envolvem com os desafios tecnológicos, podem visualizar um futuro como cientistas, engenheiros, programadores ou profissionais relacionados. Isso é especialmente importante, considerando o crescente papel da tecnologia na sociedade moderna.
De acordo com informações do Blog da Robótica, as competições de robótica são muito mais do que uma mera atividade extracurricular; são uma poderosa ferramenta educacional que estimula o aprendizado interdisciplinar, a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades essenciais.
Ao incentivar a participação de crianças e adolescentes nessas competições, estamos preparando as próximas gerações para enfrentarem os desafios tecnológicos do futuro com confiança e entusiasmo.
Por isso, é fundamental apoiar e incentivar a realização de competições de robótica em escolas e comunidades, colhendo os benefícios que elas oferecem para o aprendizado e o desenvolvimento de jovens talentos.