Regiões de Guanambi e Vitória da Conquista registraram granizo nesta quarta

As primeiras chuvas que caíram sobre o Centro-Sul Baiano vieram acompanhadas de granizo, após muitos dias secos e de calor forte. Em algumas localidades de Vitória da Conquista e na zona rural de Guanambi, moradores registraram a ocorrência do fenômeno na tarde desta quarta-feira (4).

Em Guanambi um dos registros recebidos pela reportagem da Agência Sertão foi feito na localidade de Quixaba, na Serra dos Brindes, próximo ao distrito de Morrinhos, local com altitudes superiores a 900 metros. Também houve relatos de granizo nos arredores da cidade.

Além do granizo, houve alguns registros de chuvas em outras localidades do município, porém, na cidade choveu apenas em alguns pontos, de forma rápida e pouco significativa, inferior a 1 milímetro (mm)

Já em Vitória da Conquista, o evento climático ocorreu no perímetro urbano. Nas duas cidades, as pedras de gelo precipitadas eram de tamanho pequeno. Apesar do barulho forte sobre os telhados, não há registros de danos causados pelo granizo nas duas localidades atingidas.

Na cidade também choveu de forma generalizada, com média de pouco mais de 9 milímetros (mm) nos cinco pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) espalhados pela cidade. Já a estação automática do Inmet não registrou os dados devido a um problema no pluviômetro.

A Defesa Civil de Vitória da Conquista informou que as chuvas caíram conforme estava sendo previsto pelos serviços de meteorologia. As equipes foram informadas sobre dois casos de destelhamento na região de Quatis dos Fernandes, na zona rural. Nas duas edificações atingidas, houve apenas danos materiais.

Granizo

A ocorrência de granizo nestas regiões, embora seja menos comum do que em algumas outras regiões do Brasil, pode ser atribuída a condições meteorológicas específicas. O granizo geralmente se forma em áreas onde há uma combinação de fatores que favorecem o desenvolvimento de tempestades de grande intensidade

A formação de granizo geralmente está associada a uma atmosfera instável, na qual há uma grande diferença de temperatura entre as camadas mais baixas e as camadas superiores da atmosfera. Isso cria um ambiente propício para o desenvolvimento de tempestades.

Além disso, a topografia da região também desempenha um papel importante na formação de granizo. As áreas montanhosas e elevadas podem contribuir para o resfriamento do ar e a condensação, facilitando a formação de tempestades de granizo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile