O monólogo Inderna de Intão, criado e interpretado por Graça Veloso, será apresentado no Centro Multidisciplinar da UFOB de Santa Maria da Vitória (Samavi), nesta sexta-feira (20), às 20h, e no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, neste sábado (21), também às 20h. A entrada é gratuita.
Inderna de Intão – cuja expressão significa DESDE QUANDO – é uma tragicomédia sertaneja que conta a história de uma velha sertaneja, viúva, que DESDE QUANDO o marido se foi, passou a conviver com os fantasmas de seu passado, contando as histórias de como seus animais morreram, como conhecidos desapareceram ou como ela perdeu uma ou outra coisa que amava. É um mergulho na alma interiorana do estado de Goiás, com seus causos cômicos e suas religiosidades.
Graça Veloso é doutor em artes cênicas, pós-doutor em arte e cultura visual e autor dos livros “A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo”, “Benedito: imaginário e tradição no interior de Goiás e o teatro gestual da Cia. dos homens”, além de “Inderna de intão”.
Oficina de dramaturgia e tradição
Durante sua estadia na região, o professor Graça Veloso irá ministrar a oficina Dramaturgia e Tradição. O objetivo é despertar o olhar para as espetacularidades extracotidianas das cenas que compõem o conviver e o estar juntos em festa. A oficina acontecerá na quinta-feira (19), das 19h às 22h, e na sexta-feira (20), das 8h às 12h, no Centro Multidisciplinar de Samavi.
Esta ação é um iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para estimular a produção das artes da cena nesta região são-franciscana. Em novembro, entre os dias 16 e 18, o espetáculo e a oficina acontecerão em Barreiras.