25.5 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Uesb firmou convênio com Universidade de Moçambique

Mais Lidas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou nesta segunda-feira (30) que firmou parceria com a Universidade Rovuma, situada em Nampula, Moçambique. O anúncio foi feito e meio a visita da Missão Internacional de Trabalho de Moçambique, organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint), que teve como objetivo estabelecer convênios de mobilidade acadêmica, bem como, articulação de parcerias estratégicas em diferentes áreas de conhecimento.

De acordo com a Universidade uma das estratégicas do convênio é promover a troca de conhecimento científico, acadêmico e cultural entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos, entre as Universidades. Conforme o Reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, a iniciativa contribui com essa formação pois oferece a oportunidade de vivenciar a cultura em outros locais do mundo, associando ao conhecimento desses locais, línguas e outras formas de organizar a educação.

Segundo o reitor, é importante consolidar o espaço do ensino, da pesquisa e da extensão em paralelo com a internacionalização da Universidade. “Estamos aqui para estreitar essas parcerias que permitam favorecer a mobilidade estudantil e dessa forma aumentarmos as possibilidades de formação acadêmica e cidadã, em nível internacional em nossas Instituições,” pontuou Luiz Otávio na abertura do encontro, realizado no último dia 26, no campus de Vitória da Conquista.

No dia 27, os coordenadores de curso da Uesb, bem como da UniRovuma, seguiram para o município de Itapetinga com o objetivo de realizar uma vivência no campus. Para o Assessor de Administração e Finanças da Reitoria de UniRovuma, José do Santos Baptista, que coordenou a comitiva internacional, um dos principais benefícios da visita foi enxergar as oportunidades de crescimento que a Uesb pode oferecer à UniRovuma. “A abertura para o mundo permite que sejamos visíveis e traz oportunidades para nossos meios e elas têm relação com a formação do corpo docente e técnico administrativo, além da mobilidade que podemos dar aos nossos estudantes, pesquisadores que tendem a crescer e que precisam de qualificação”, esclareceu José.

Os próximos passos, de acordo o professor Jackson Reis, Assessor da Arint, é, a partir do convênio oficial assinado nessa missão, definir áreas de interesse para convênios específicos, que serão construídos a partir do diálogo com coordenadores de colegiados, e, enfim, o realizar lançamentos de editais para a mobilidade acadêmica do corpo da Uesb em áreas de interesse em comum na UniRovuma. “A vivência, na minha leitura, de nossa comunidade acadêmica em outros países é um enriquecimento não só cultural, mas cientifico, técnico, de percepção de mundo e de vida. Nós mudamos a forma de ver o mundo quando começamos a nos relacionar com outras culturas ao viver essa experiência de forma presencial por um ou seis meses”, pontuou o Assessor.

A ideia é que esse movimento aconteça de forma mais natural daqui para frente, tanto as Missões da Uesb em universidades de outros países, quanto as Internacionais na Universidade para que o projeto de Internacionalização se consolide cada vez mais.

Outras informações sobre a Missão pode ser obtidas pela Arint pelo e-mail arint@uesb.edu.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas