Após interceptação da PRF em Vitória da Conquista, PF investiga se micro equipamentos de comunicação seriam usados para fraudar Enem

Neste fim de semana de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, a Polícia Federal em Maceió (AL) apreendeu equipamentos discretos de comunicação, um telefone celular “micro” e um fone de ouvido intra auricular “micro”, que estavam em posse de dois indivíduos investigados.

Os suspeitos estavam a bordo de um ônibus interestadual que viajava de Belo Horizonte (MG) para Maceió e foram parados em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal, na quinta-feira (2), em Vitória da Conquista (BA). Durante a inspeção, os patrulheiros encontraram na bagagem de um dos passageiros “dispositivos discretos de gravação, com uma câmera conectada a uma placa”, de acordo com informações da PRF.

O passageiro alegou aos policiais que estava viajando para visitar parentes em Maceió e que os equipamentos seriam utilizados para registrar o passeio no litoral. Os dispositivos foram confiscados e o passageiro foi autorizado a seguir viagem.

Com a chegada da dupla na capital alagoana, a Polícia Federal iniciou uma investigação mais detalhada. Na manhã de sábado (4), com mandado de busca e apreensão, os agentes foram ao apartamento ocupado por eles, onde encontraram mais equipamentos de filmagem de dimensões reduzidas.

A suspeita é de que esses dispositivos estejam relacionados a uma possível fraude no Enem. A Polícia Federal declarou, por meio de nota, que estão em andamento investigações para averiguar se candidatos estariam utilizando esses equipamentos durante a realização do exame.

O temor é de que essa fraude envolva a transmissão de dados, como respostas da prova, o que poderia beneficiar candidatos em qualquer parte do país.

Mais de 3,9 milhões pessoas se inscreveram para o Enem em todo o Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile