Cidade na Bahia registrou temperatura de 41,2ºC nesta terça, maior do mês no estado

A onda de calor continua forte na Bahia, com registros de altas temperaturas em quase todo o estado. Nesta terça-feira (14), a maior temperatura no estado foi de 41,2ºC, registrada pouco antes das 15h, na cidade de Ibotirama, localizada na margem direita do Rio São Francisco e conhecida pelas altas temperaturas.

A marca foi a maior registrada na Bahia no mês de novembro e a segunda maior na cidade este ano, atrás apenas dos 41,4ºC registrados no dia 25 de setembro, mesmo dia em que foi registrado 41,6ºC em Bom Jesus da Lapa, maior temperatura alcançada na Bahia em 2023 até o momento. Os dados são da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Outras cidades da Bahia registram temperaturas elevadas, como Correntina, com 40,9ºC, Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto, com 40,7ºC e Santa Rita de Cássia, com 40,6ºC. Em Bom Jesus da Lapa, além do calor extremo, a população tem sofrido há dias com a falta d’água. Um novo problema nesta terça-feira interrompeu novamente o serviço.

Também fez calor em Barreiras,  com 39.5ºC e Barra,  com 39,2ºC. Em Guanambi a temperatura rondou a casa dos 40ºC, no entanto, mais uma vez não houve medição oficial por conta de problemas técnicos na estação meteorológica do Inmet, inoperante a um mês por conta da falta de manutenção.

Na cidade de Espinosa, no Norte de de Minas Gerais, a 90 quilômetros de Guanambi, a temperatura chegou a 41ºC, a maior já registrada na localidade desde 2008, quando as medições foram iniciadas. O recorde havia sido batido nesta segunda-feira (13), quando o termômetro marcou 40,8ºC. Antes disso, a maior temperatura registrada na cidade era de 40,1ºC, registrada no dia 5 de outubro de 2015 e no dia 28 de outubro de 2008.

Na região, as maiores temperaturas foram em São Romão, 42,3ºC, e Janaúba e Nova Porteirinha, 41,9ºC.

Previsões

As previsões meteorológicas indicam que o calor deve continuar forte até o fim de semana nestas áreas, com possibilidade de novas máximas acima dos 42ºC. O Inmet possui um alerta meteorológico válido para onda de calor até a próxima sexta-feira (17).

A partir do início da próxima semana, áreas de instabilidade devem avançar sobre o Norte de Minas e parte da Bahia, trazendo chuvas que devem aliviar o calor.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile