Inmet atualiza previsões meteorológicas até 29 de novembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (13), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 13 e 20 de novembro, os maiores volumes de chuvas são previstos no noroeste e sul do País.

Em áreas das Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, principalmente, a previsão é de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana.

O Inmet também segue monitorando a onda de calor. O último alerta vermelho, de grau de severidade grande perigo, engloba mais de 2,7 mil municípios, do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Ele é válido até a próxima sexta-feira (17) e poderá sofre alterações a depender das condições observadas.

Previsão para a 1ª semana por região (13 a 20 de novembro)

Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) no Acre e no oeste e sul do Amazonas. Com menores acumulados em áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente na parte norte e leste da região (áreas em branco e azul). No entanto, não se descarta pancadas de chuvas isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia que inclui as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do litoral baiano.

Região Centro-Oeste: em algumas áreas, são previstas chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.

Região Sudeste:  a partir do dia 17 de novembro, a previsão é de chuvas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e triângulo mineiro.

Região Sul: a passagem de uma frente fria pela Região Sul poderá provocar chuvas expressivas, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e da ocorrência pontual de queda de granizo, no decorrer da semana, com maiores acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros (mm), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A região também está em alerta por conta dos riscos de problemas relacionados às chuvas.

Previsão para a 2ª semana (21 a 29 de novembro):

Fonte: GFS

Na segunda semana, entre os dias 21 e 29 novembro de 2023, poderá ocorrer grandes acumulados de chuva, maiores que 60 milímetros (mm), quando se observa convergência de umidade no sentido noroeste-sudeste.

No Sul do País, podem ocorrer pancadas de chuvas, que poderão ser superiores a 50 mm.

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nas demais áreas, previsão de baixos acumulados de chuvas.

Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas na região, exceto no Maranhão e litoral baiano com pancadas de chuvas passageiras.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste:  há previsão de chuvas que devem ultrapassar 40 mm, especialmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 50 mm. As chuvas devem ser mais localizadas sobre o Rio Grande do Sul e litoral do Paraná.

Veja a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas na última quinzena no Informativo Meteorológica 45/2023

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile