Anúncio
Região de Brumado

Estudantes da Bahia desenvolveram petisco para cachorros à base de farinha de casca do ovo

Publicado por
Compartilhado
Anúncio

Estudantes do nível técnico do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetep-MRC), sob orientação de Rosilma Silva, elaboraram um petisco para cachorros da casca do ovo. A iniciativa faz parte do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, para estimular o fazer ciência em sala de aula.

De acordo com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), o petisco é desenvolvido a partir da farinha da casca do ovo, produzida pelos próprios estudantes. O produto também contém outros ingredientes como farinha de aveia, farinha de trigo integral, banana e o próprio ovo. “Os petiscos são alimentos enriquecidos com cálcio, contribuindo para suplementação desse mineral na dieta de cães, auxiliando, também, no fortalecimento e manutenção muscular do animal”, afirma.

Anúncio
Anúncio

A orientadora explica que a equipe desenvolveu um produto, que já foi submetido a testes, livres de químicos: “o Snack dog tem como diferencial a utilização de ingredientes 100% naturais. O petisco foi testado em cachorros dos próprios estudantes e de colegas da escola. A versão inicial do petisco é indicada para cães, pois possui banana em sua composição, um alimento apreciado por esse tipo de animal e é indicado para dietas alimentares naturais”.

Rosilma Silva chama a atenção para a importância do reaproveitamento de alimentos como a casca do ovo: “as cascas do ovo, ao serem jogadas em aterros ou lixões, causam contaminação microbiana e problemas ambientais devido à biodegradação da membrana da casca. Logo, os aproveitamentos contribuem para evitar problemas relacionados ao meio ambiente”.

De acordo com a professora, no próximo ano, os estudantes irão executar novas ideias: “nossa intenção é produzir outras versões do petisco, com outros sabores, e testar um petisco com a farinha da casca do ovo também para gatos”. A equipe é composta pelos alunos do curso técnico em Zootecnia, Davi Souza, Petra Ribeiro, Rodrigo Oliveira e Thalisson dos Santos, e o curso técnico em Biotecnologia, Lorhana Stephani.

Anúncio

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 16 de novembro de 2023 12:08

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio