20.6 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Estudantes da Bahia desenvolveram petisco para cachorros à base de farinha de casca do ovo

Mais Lidas

Estudantes do nível técnico do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetep-MRC), sob orientação de Rosilma Silva, elaboraram um petisco para cachorros da casca do ovo. A iniciativa faz parte do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, para estimular o fazer ciência em sala de aula.

De acordo com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), o petisco é desenvolvido a partir da farinha da casca do ovo, produzida pelos próprios estudantes. O produto também contém outros ingredientes como farinha de aveia, farinha de trigo integral, banana e o próprio ovo. “Os petiscos são alimentos enriquecidos com cálcio, contribuindo para suplementação desse mineral na dieta de cães, auxiliando, também, no fortalecimento e manutenção muscular do animal”, afirma.

A orientadora explica que a equipe desenvolveu um produto, que já foi submetido a testes, livres de químicos: “o Snack dog tem como diferencial a utilização de ingredientes 100% naturais. O petisco foi testado em cachorros dos próprios estudantes e de colegas da escola. A versão inicial do petisco é indicada para cães, pois possui banana em sua composição, um alimento apreciado por esse tipo de animal e é indicado para dietas alimentares naturais”.

Rosilma Silva chama a atenção para a importância do reaproveitamento de alimentos como a casca do ovo: “as cascas do ovo, ao serem jogadas em aterros ou lixões, causam contaminação microbiana e problemas ambientais devido à biodegradação da membrana da casca. Logo, os aproveitamentos contribuem para evitar problemas relacionados ao meio ambiente”.

De acordo com a professora, no próximo ano, os estudantes irão executar novas ideias: “nossa intenção é produzir outras versões do petisco, com outros sabores, e testar um petisco com a farinha da casca do ovo também para gatos”. A equipe é composta pelos alunos do curso técnico em Zootecnia, Davi Souza, Petra Ribeiro, Rodrigo Oliveira e Thalisson dos Santos, e o curso técnico em Biotecnologia, Lorhana Stephani.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas