Está terminando o prazo para inscrições para o concurso público do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), destinado ao preenchimento de 120 vagas para cargos de nível superior do quadro efetivo do órgão.
As oportunidades são para as funções de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial; Pesquisador em Propriedade Industrial; e Tecnologista em Propriedade Industrial, subdivididas em várias áreas.
O edital garante reserva de 5% das vagas para candidatos com deficiência e de 20% para candidatos negros. As vagas existente são para lotação nas unidades do Inpi, localizadas no Rio de Janeiro/RJ.
A remuneração dos aprovados poderá chegar a R$ 11.205,93, a depender do cargo e da titulação apresentada. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para todas as funções disponíveis.
As inscrições serão encerradas na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, às 18h. Os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela execução do concurso do Inpi.
A taxa de inscrição é de R$ 116 para todos os cargos. Candidatos elegíveis de acordo com os termos do edital poderão solicitar isenção do pagamento dentro do prazo de inscrições. Inscritos no Cadúnico do Governo Federal e doadores de medula óssea têm direito à isenção.
A seleção dos inscritos se dará por meio de aplicação de prova objetiva e de avaliação de títulos. As provas objetivas têm data prevista para aplicação em 14 de janeiro de 2024. As provas objetivas, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
O concurso do Inpi terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. O órgão poderá prorrogá-lo uma única vez por igual período, por conveniência administrativa.