22.5 C
Guanambi
17 C
Vitória da Conquista

Agricultores de Palmas de Monte Alto aprenderam sobre cultivo de girassol para produção de leite e mel

Mais Lidas

Na última quinta-feira (16), um grupo de agricultores familiares de Palmas de Monte Alto participou de um evento sobre cultivo de girassol, objetivando a produção de mel e leite. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e realizado na sede da instituição, no Centro da cidade.

A atividade contou com palestras ministradas por professores e alunos do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, abordando, além do cultivo do girassol, as atividades relacionadas de apicultura e bovinocultura leiteira, como manejo dos apiários, sanidade e alimentação animal, inseminação artificial e transferência de embriões.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Comércio e Indústria do município também contribuíram para a realização do evento.

As atividades contaram com as presenças do diretor-geral do Campus Guanambi, Carlito Barros, do vice-prefeito de Palmas de Monte Alto, Domingos Rodrigues Porto Neto, e da presidente do Sindicado, Eulina Marta Montalvão. O Senar foi representado pela agrônoma Naiara Viana.

Um dos organizadores do seminário, denominado “Girassol: do mel à alimentação de vacas leiteiras”, foi o professor Ariomar Rodrigues, que desenvolve pesquisas sobre o cultivo do girassol no seminário há mais de uma década. “O cultivo do girassol é mais uma alternativa  que pode ser empregada pela agricultura familiar, na diversificação das fontes de alimentação para o gado leiteiro e para a polinização visando a produção de mel. O IF Baiano e as demais entidades envolvidas neste evento fazem um papel importante de difusão de conhecimento sobre esta cultura”, comentou.

Além do professor Ariomar, os professores Alex Aguiar, Evanilton Alves e José Assunção Silveira Júnior ministraram as palestras. O engenheiro agrônomo e apicultor José Augusto Santos de Souza também apresentou seus conhecimentos na área, assim como as estudantes, Luiza Eduarda Castro Moreira, do curso Técnico em Zootecnia do IF Baiano, e Érica dos Santos Soares, de Medicina Veterinária da UniFG e estagiária do setor de bovinocultura do Campus Guanambi.

Os alunos do último semestre do curso Técnico em Zootecnia também participaram do evento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas