Mais de 200 cidades da Bahia estão sob alerta de baixa umidade

Boa parte dos municípios da Bahia estão incluídos no último alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de cor Amarela, classificado como de perigo potencial por conta da baixa umidade relativa do ar.

As condições também englobam áreas do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e parte do Norte de Minas Gerais. Elas valem até o fim da noite desta quarta-feira (6).

Na Bahia, o alerta só não alcança as faixas oeste e leste do estado, que devem permanecer em condições normais de umidade. Por conta do El Niño, várias localidades do estado estão em situação de estiagem com graves prejuízos para a produção agropecuária e até para o fornecimento de água potável em alguns casos.

De acordo com o órgão, os índices nestas localidades devem variar entre  30% e 20%, podendo ficar na casa de 10% em algumas regiões, como vem ocorrendo há alguns dias.

Mesmo que os riscos de incêndios florestais e de danos à saúde sejam baixos, sob estas condições é importante manter a hidratação consumindo bastante líquido, principalmente água, além de evitar o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

Em todo o país, outros três alertas meteorológicos estão vigente, segundo um laranja para tempestades nos três estados do sul do país, e outros dois amarelos para chuvas intensas, englobando partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Veja os detalhes sobre os alertas vigentes no Brasil

Aumento do calor

As previsões indica que as temperaturas devem entrar novamente em elevação em boa parte da Bahia até o fim de semana, principalmente no Vale São-Franciscano e no Centro Sul do Estado.

Também não há previsão de chuvas expressivas pelos próximos cinco dias em nenhuma região do estado. No fim da primeira quinzena, as chuvas devem retornar à região Oeste do Estado, com possibilidade de atingir de forma irregular algumas áreas mais ao centro.

Veja as previsões completas para os próximos dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile