Inmet divulga boletim com prognóstico Agroclimático para o período de dezembro a fevereiro

O instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira (11), o Boletim Agroclimatológico Mensal de dezembro.

O órgão também divulgou o Informe Meteorológico nº49, com previsões até o dia 27 de dezembro.

O documento apresenta a análise das condições climáticas observadas no Brasil em novembro de 2023, bem como as condições oceânicas observadas e suas tendências e o Prognóstico Agroclimático para o período de dezembro/2023, janeiro/2024 e fevereiro/2024.

Para o Nordeste, a previsão por conjunto indica chuvas abaixo da média em toda a região, mas principalmente no Maranhão, Piauí e no sertão pernambucano. Assim como na Região Norte, as condições de chuva previstas estão associadas aos impactos que o fenômeno El Niño pode causar. A partir da próxima semana, a chuva poderá retornar em algumas localidades, principalmente da Bahia.

Quanto à temperatura do ar, deve ser acima da média histórica em todo o seu território, mas principalmente no interior da região. A previsão de chuvas abaixo da média manterá os níveis de água no solo baixos, agravando o déficit hídrico neste mês de dezembro/2023 em grande parte da região, incluindo os estados nordestinos do Matopiba, área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia, que devem ter chuvas generalizadas apenas no fim do mês.

Entretanto, entre os meses de janeiro e fevereiro/2024, a previsão do possível retorno das chuvas em áreas do oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão poderá favorecer a recuperação da umidade no solo, enquanto nas demais áreas, os níveis continuarão baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas

O boletim Agroclimático do Inmet tem como objetivo levar aos usuários informação meteorológica direcionada às atividades do campo.

Veja a edição completa do novo Boletim Agroclimatológico Mensal

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile