Cidades da Bahia voltaram a ficar entre as mais quentes do Brasil nesta quinta

As temperaturas estão altas em várias localidades devido à atuação de uma nova onda de calor, provocada por uma massa de ar quente e seco, iniciada oficialmente nesta quinta-feira (14), e com duração estimada até o próximo domingo.

Na Bahia, duas cidades localizadas às margens do rio São Francisco figuraram entre as mais quentes do país por mais uma vez. Em Ibotirama, a máxima foi de 40,5ºC, alcançada no início da tarde, a maior entre todas as cidades monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em todo o Brasil.

Além disso, a umidade relativa do ar chegou a 12%, a sétima menor, atrás apenas das cidades de Montalvânia (9%), Montes Claros (10%), Mocambinho (10%), Nova Porterinha (10%), Espinosa (11%), Salinas (11%), todas em Minas Gerais, e a maior parte delas no Vale do Rio São Francisco.

Já em Bom Jesus da Lapa, a máxima foi de 39,9ºC, a sexta maior até às 15h, conforme balanço divulgado pelo órgão durante a tarde. As cidades de Três Lagoas/MS (40,2ºC), Água Clara/MS (40,2ºC), Piripi/PI (39,9ºC), Jaguaribe/CE (39,8ºC) e São Romão/MG (39,6ºC) completam o ranking do calor.

Em uma semana, está foi a quarta vez que as duas cidades figuraram entre as mais quentes do país. Em Ibotirama, foram registadas máximas de 39,6º no dia 8, 39,3ºC no dia 10 e 39,6ºC no dia 12.

Já Bom Jesus da Lapa registrou a maior temperatura do Brasil por dois dias seguidos, 41,1ºC no dia 9 e 40,1ºC no dia 10. No dia 12, o registro foi 39,2ºC. A maior temperatura registrada na Bahia em 2023 foi de 41,6ºC, ocorrida no dia 26 de setembro.

Previsões

As previsões indicam que as áreas mais secas e quentes da Bahia deve começar a receber chuva no início da próxima semana. As condições meteorológicas devem começar a mudar a partir de domingo (17) e a expectativa é de que o tempo permaneça chuvoso em quase todo a a Bahia na última quinzena do ano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile