24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi iniciou limpeza na Lagoa de João Amaral

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi iniciou o trabalho de limpeza da área conhecida como Lagoa de João Amaral, localizada na divisa dos bairros São Francisco e Vomitamel, na margem do anel rodoviário da BR-030.

De acordo com a prefeitura, a ação preventiva visa a preservação das lagoas. Além da limpeza, será feito um reforço na sinalização no local, como também a fiscalização, para evitar o acúmulo de lixo.

“Estamos desfazendo o aterramento silencioso de partes da lagoa, feito com a colocação de entulhos e muito lixo, vamos dialogar com os órgãos responsáveis, ambientalistas e a Justiça Federal, para uma melhor destinação deste espaço, preservando sua função ambiental”, afirmou o prefeito Nal Azevedo.

limpeza lagoa guanambi

Em 19 de abril de 2013, a Justiça Federal de Guanambi cumpriu ação cautelar incidental de atentado que obrigou os responsáveis a desfazer alterações promovidas no local, que foi apurada pelo Ministério Público Federal (MPF), em agosto de 2008, como degradação ambiental decorrente de aterramento. À época, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) atestou que a Lagoa tem função de drenagem local, regulando inundações nos bairros circunvizinhos.

Nestes últimos dias, esta é a terceira lagoa que recebe este tipo de atenção no município. No fim de semana, foi realizada uma limpeza na Lagoa da Espera, no distrito de Mutãs, e na terça-feira (12), iniciou-se a limpeza da Lagoa dos Patos, no bairro Sossego.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que arborizou ao redor do espaço, para evitar invasões do local. A finalidade foi de também aumentar a vazão, para se evitar alagamentos com invasão das águas pluviais, por isso foi feito a retirada entulhos que estavam aterrando a lagoa, para grilagem e futura invasão visando construções irregulares.

“Seguiremos monitorando e fiscalizando, para que não se aterre as lagoas, que têm função ambiental de suma importância”, disse o secretário da pasta do Meio Ambiente, Carlos Jackson (Loló).

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas