As chuvas volumosas enfim chegaram a Vitória da Conquista. No início da manhã desta quarta-feira (20), como já previam os institutos de meteorologia, o acumulado de chuva superou os 44 mm em alguns pontos da cidade entre 5h e 9h. A chuva continua, podendo durar pelo menos até sexta-feira (22).
Os registros estão sendo coletados pelos cinco pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalados no Centro, Bacelar, Lomantão, Patagônia e Recreio. A estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, instalada na Uesb, Registrou 41,6 mm. Já a estação automática segue sem registrar chuvas devido à falta de manutenção de seus dispositivos.
Até o momento, a Defesa Civil municipal ainda não divulgou um balanço sobre eventuais transtornos causados pelo volume grande de chuva.
Encerramento da estiagem prolongada
Não chovia desta forma em Vitória da Conquista desde abril, antecedendo um longo período de estiagem, sem chuvas significativas e volumosas. Neste período, apenas no dia 29 de agosto houve chuva com acumulado superior a 10 mm. Além disso, os meses de fevereiro e março, quando geralmente costuma chover, foram praticamente secos na cidades, com acumulados muito pequenos.
Em novembro, mês em que chove em média 170 mm na cidade, o registro do Inmet foi de apenas 6,3 mm.
A estiagem prolongada vem causando muitos problemas no município, principalmente na zona rural, onde a disponibilidade de alimentos para os rebanhos é pequena devido à condição das pastagens e a impossibilidade de desenvolvimento dos cultivos. Também falta água para dessedentação animal e até para o concurso humano.
Alerta
O Inmet segue com alerta laranja ativo para tempestades e chuvas volumosas em praticamente toda a Bahia até a manhã desta quinta-feira (21). Em alguma localidades são esperados volumes de chuva superiores a 100 mm, além de raios, ventos intensos e até granizo em algumas localidades.