30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registra maior chuva desde abril nesta quarta

Mais Lidas

Anúncio

As chuvas volumosas enfim chegaram a Vitória da Conquista. No início da manhã desta quarta-feira (20), como já previam os institutos de meteorologia, o acumulado de chuva superou os 44 mm em alguns pontos da cidade entre 5h e 9h. A chuva continua, podendo durar pelo menos até sexta-feira (22).

Os registros estão sendo coletados pelos cinco pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalados no Centro, Bacelar, Lomantão, Patagônia e Recreio. A estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, instalada na Uesb, Registrou 41,6 mm. Já a estação automática segue sem registrar chuvas devido à falta de manutenção de seus dispositivos.

Anúncio

Até o momento, a Defesa Civil municipal ainda não divulgou um balanço sobre eventuais transtornos causados pelo volume grande de chuva.

Acumulado de chuva em Vitória da Conquista até às 9h desta quarta-feira – Fonte: Cemaden

Encerramento da estiagem prolongada

Não chovia desta forma em Vitória da Conquista desde abril, antecedendo um longo período de estiagem, sem chuvas significativas e volumosas. Neste período, apenas no dia 29 de agosto houve chuva com acumulado superior a 10 mm. Além disso, os meses de fevereiro e março, quando geralmente costuma chover, foram praticamente secos na cidades, com acumulados muito pequenos.

Em novembro, mês em que chove em média 170 mm na cidade, o registro do Inmet foi de apenas 6,3 mm.

A estiagem prolongada vem causando muitos problemas no município, principalmente na zona rural, onde a disponibilidade de alimentos para os rebanhos é pequena devido à condição das pastagens e a impossibilidade de desenvolvimento dos cultivos. Também falta água para dessedentação animal e até para o concurso humano.

Alerta

O Inmet segue com alerta laranja ativo para tempestades e chuvas volumosas em praticamente toda a Bahia até a manhã desta quinta-feira (21). Em alguma localidades são esperados volumes de chuva superiores a 100 mm, além de raios, ventos intensos e até granizo em algumas localidades.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas