26.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Instituições públicas da Bahia oferecem mais de 24 mil vagas em cursos de graduação por meio do Sisu 2024

Mais Lidas

As inscrições para o processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024) começarão na próxima segunda-feira (22), com 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Na Bahia, são ao todo 24.182 vagas em 11 universidades e institutos federais.

Em um comparativo entre as entidades com maior número de ofertas para o programa, a lista é liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas. Na Bahia, a lista é liderada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 6.170 vagas, sendo também a oitava com maior número de ofertas no país.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tem o terceiro maior número de vagas, ofertando ao todo 2.610 ficando atrás apenas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Confira o quantitativo de vagas ofertadas por instituição na Bahia:

Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 6.170 vagas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – 2.720 vagas
Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – 2.610 vagas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – 2.542 vagas
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – 1.189 vagas
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – 2.134 vagas
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – 2.132 vagas
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – 1.746 vagas
Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) – 1.021 vagas
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) – 993
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – 925 vagas

Inscrições

O resultado do Enem será divulgado nesta terça-feira (16). Já as inscrições no Sisu 2024 estarão abertas entre 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Pela primeira vez, o Sisu vai unificar as seleções para ambos os semestres, operando exclusivamente em janeiro. Isso permite aos candidatos a chance de serem contemplados para os dois períodos letivos do ano de uma só vez. No entanto, critérios são essenciais: é imprescindível que os candidatos tenham alcançado uma pontuação superior a zero na redação do Enem e que não se declarem como treineiros durante o processo de inscrição.

A primeira chamada do processo será divulgada no dia 30 de janeiro, com matrículas entre 1° a 7 de fevereiro. Já a lista de espera será aberta entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro, com resultado divulgado em data definida por cada universidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas