30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Encerramento da Festa de São Sebastião em Morrinhos terá programação religiosa e shows

Mais Lidas

A comunidade católica de Morrinhos, em Guanambi, encerrará neste sábado (20), a tradicional Festa em louvor a São Sebastião. O festejo foi incluído como patrimônio imaterial do município e acontece todos os anos em homenagem ao padroeiro do distrito.

A programação religiosa começou no último dia 11, com alvorada e hasteamento do mastro. A noite, após as celebrações eucarísticas, os festeiros participam das barquinhas de comidas típicas e de shows de artistas locais.

Anúncio

O encerramento neste sábado terá missa e procissão pelas ruas de Morrinhos. Ao fim dos eventos religiosos, as atrações musicais Sela Rasgada, Dio do Acordeon, Lucas do Forró, Duda Mel e Ramon Reis se apresentarão para o público.

A programação de shows do encerramento está sendo promovida pela Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt). De acordo com a pasta, a promoção visa fortalecer a tradição cultural, religiosa e popular dos Festejos de São Sebastião.

Patrimônio Imaterial

No dia 13 de dezembro, o prefeito Nal Azevedo sancionou uma Lei Municipal que torna os Festejos de São Sebastião como Patrimônio Cultural Imaterial. A iniciativa partiu de um projeto de lei de autoria do vereador Homero Castro, aprovado pelos demais vereadores.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar, a festa transcende sua natureza religiosa, transformando-se em um evento cultural significativo. Inicialmente concebido para proporcionar reflexões sobre os temas oferecidos pela diocese em sintonia com a igreja, o evento evoluiu para abranger uma expressão artística popular, destacando-se pela apresentação de artistas das comunidades vizinhas em shows realizados após cada noite do novenário.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas