Regiões da Bahia, Goiás e Minas Gerais podem ter acumulados de chuva de até 200 mm antes do fim do mês

As chuvas estão próximas de retornar à maior parte da Bahia e a outros estados do Nordeste e outras regiões do país nos próximos dias. As previsões estão indicando formação de corredores de umidade sobre estas áreas a partir de domingo (21), o que devem fazer chover novamente em alguns municípios baianos.

Todos os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos indicam que pode chover em boa parte do Brasil até o fim do mês. Os maiores volumes, de até 250 milímetros (mm), devem se concentrar em uma faixa que vai do sudeste do Amazonas, até o sul da Bahia e todo o Espírito Santo, incluindo boa parte dos territórios do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

Na Bahia, os maiores volumes estão previstos para as regiões de Barreiras, no Extremo-Oeste, Guanambi e Vitória da Conquista, no Centro-Sul, e em todo o Sul Baiano. Já em Minas Gerais, há previsão de muita chuva no Norte, Noroeste, Leste e Vale do Jequitinhonha. Os acumulados podem variar entre 150 e 200 mm nestas localidades até 31 de janeiro.

Antes disso, já no fim de semana, deve chover forte no leste da Região Sudoeste, com possibilidade de novos temporárias em São Paulo, Rio de Janeiro e áreas da Zona da Mata de Minas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão devem começar a atuar no Brasil já neste fim de semana. Uma provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirá para a ocorrência dessas chuva, que devem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Também deve ocorrer a formação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve levar chuvas a áreas ao norte do Nordeste do Brasil.

O órgão já emitiu alguns alertas meteorológicos para chuvas intensas e temporais, abrangendo várias partes do país.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile