Foi divulgado nesta sexta-feira (19), o edital de concurso público da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações.
O concurso será promovido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição escolhida pela agência para assumir toda a execução das fases previstas no edital.
O certame oferta um total de 50 vagas para provimento imediato. A seleção ocorre fora do Concurso Público Nacional Unificado, que oferta 6,6 mil vagas em 21 órgãos federal, com inscrições já abertas.
As oportunidades do concurso da Anatel são para as seguintes áreas:
- Ciências Contábeis – 3 vagas
- Ciência de Dados – 15 vagas
- Direito – 8 vagas
- Economia – 4 vagas
- Engenharia – 10 vagas
- Geral – 10 vagas
O salário inicial oferecido aos aprovados será de R$ 16,4 mil, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os novos servidores serão lotados na sede da Anatel, em Brasília/DF.
Inscrições
Conforme o Edital, as inscrições para o concurso serão realizadas via internet, pelo site do Cebraspe, entre os dias 26 de janeiro e 26 de fevereiro.
A taxa de inscrições é de R$ 130. Candidatos elegíveis, de acordo com os termos do edital, poderão solicitar a isenção do pagamento dentro do prazo de inscrições.
A seleção será estruturada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação das provas objetivas e discursiva, além de avaliação de títulos; e a segunda fase é o curso de formação. A previsão é que as provas objetivas e discursiva sejam realizadas no dia 26 de maio.
Esse será o primeiro concurso para a Agência desde 2014. Segundo o presidente da Agência, Carlos Baigorri, “a seleção de profissionais para integrar o corpo de servidores é um importante passo na adequação da Anatel aos novos desafios da economia digital. Buscamos pessoas que tenham uma visão ampla e que contribuam ativamente no processo de transformação digital promovido pela Agência.”
Com sede em Brasília e representações em todas as capitais brasileiras, a Anatel foi a primeira agência reguladora instalada no Brasil, em 1997, e tem entre suas atribuições a implementação de políticas públicas de telecomunicações; a representação do Brasil em organismos internacionais setoriais; e a repressão a infrações aos direitos dos usuários.