A Defesa Civil municipal de Vitória da Conquista recebeu 42 chamados por conta de transtornos provocados pelo temporal que atingiu a cidade neste domingo (21). De acordo com Rosa Freitas, coordenadora do órgão, a maioria das ocorrências ocorreu por conta de árvores que caíram.
De acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas para desastres Naturais, o acumulado médio de chuva na cidade entre 18h e meia noite foi de aproximadamente 64 milímetros (mm).
Os maiores volumes foram registrados no bairro Bacelar, onde choveu cerca de 78 mm. Também houve registro de queda de granizo em vários pontos da cidade.
Na manhã desta segunda-feira (22), o Comitê de Crise, formado pelo Gabinete Civil, pela Defesa Civil, pelas secretarias municipais de Infraestrutura, de Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Social, de Comunicação, do Meio Ambiente, e de Serviços Públicos, pela Guarda Municipal e pelo Deserg, se reuniu na sede do Deserg para avaliar os danos e definir as intervenções prioritárias.
A prefeita Sheila Lemos pediu todo o empenho da equipe nesta segunda-feira para diminuir o impacto da chuva. “Toda a nossa equipe está neste momento em ação na zona urbana e rural e as intervenções que nós estamos fazendo desde o final do ano passado para evitar essa situação de alagamento na cidade, têm dado resultado. Então, nós estamos fazendo um trabalho, não só no período das chuvas, mas, principalmente, antecipando o trabalho para que não haja grandes danos nesse momento de fortes chuvas na nossa cidade”, explicou Sheila.
O Município também já acionou a Coelba para resolver a situação de alguns pontos onde a rede elétrica foi danificada e também a Embasa para situação de transbordamento da rede de esgoto no bairro Senhorinha Cairo.
Segundo o secretário Jackson Yoshiura, o impacto foi menor na infraestrutura das vias devido às obras já realizadas pelo Governo Municipal. “Apesar do volume de chuva ter sido maior agora com relação à outra chuva deste mês, o impacto nas vidas foi bem menor. Hoje, nossas equipes estarão trabalhando junto a outras secretarias para diminuir os danos”.