30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Uesb abre seleção

Mais Lidas

Anúncio

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou nesta segunda-feira (22) a abertura de inscrições para seleção de alunos especiais ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), nível de Mestrado e Doutorado acadêmicos, com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática, no campus de Jequié.

De acordo com o Edital 010/2024, que rege a seleção, os interessados devem se inscrever no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, exclusivamente, pelo e-mail ecfp@uesb.edu.br.

Anúncio

A seleção é destinada aos profissionais com diploma ou certificado de conclusão de curso superior nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Geociências, Filosofia e Pedagogia. A seleção está ofertando vagas 70 entre sete disciplinas.

Informações sobre os documentos exigidos, quadro de vagas e outros detalhes estão disponíveis no Edital. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail informado acima ou acesse o site do Programa ou ainda pelo telefone (73) 3528-9647.

O Programa

O PPG ECFP foi aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Novembro/2010, iniciando efetivamente suas atividades no primeiro semestre de 2011. No quadriênio 2013-2016 obteve nota 4, outorgada pelo Comitê-Técnico Científico (CTC) da Capes.

O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (Uesb/Jequié), e foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino de Biologia, Física, Química e Matemática e, concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

O PPG-ECFP está estruturado de maneira a contemplar um perfil de formação para o educador/pesquisador caracterizado pela observância de três compromissos essenciais: i) a excelência e o rigor acadêmico e científico; ii) o desenvolvimento de um pensamento crítico direcionado para os desafios existentes na área educacional; iii) uma compreensão ampliada da problemática educacional brasileira, e em específico, da Educação Científica, que contemple tanto o sistema formal de ensino, e especialmente, a escola pública, quanto os processos formativos desenvolvidos em ambientes educacionais não escolarizados (museus, parques, zoológicos, mídia etc.).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas