O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma previsão apontando condições favoráveis para chuvas volumosas em diversos estados do Brasil nos próximos dias.
Áreas da faixa norte de Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul da Bahia e do Tocantins podem ser afetadas. Os volumes expressivos também podem atingir o norte do Espírito Santo e as regiões norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri de Minas Gerais.
Essa condição é resultado da atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso, representada no símbolo em verde na imagem abaixo, configurada na noite dessa terça-feira (23) e com previsão de atuação até, pelo menos, o próximo fim de semana (dias 27 e 28 de janeiro).
Já em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação entre calor e umidade, potencializada pela atuação de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera vão manter as condições para as típicas pancadas de chuva de verão.
De acordo com o Instituto, podem ocorrer temporais localmente fortes, acompanhados de muitos raios e rajadas de vento, o que pode acarretar em alguns transtornos.
A previsão indica que o total de chuva acumulada previsto pelo modelo COSMO, entre a noite de terça (23) até a noite de domingo (28), pode superar os 150 milímetros (mm).
Desde o último fim de semana, o Inmet já emitiu vários alertas de chuva abrangendo áreas destas regiões. O órgão atualizada diariamente estes alertas em seu site.