Temporais darão trégua na Bahia e devem atingir parte da região Sudeste a partir de quarta

A partir da próxima quarta-feira (31), fortes temporais devem atingir o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, incluindo as regiões Sul, Oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, e de São Paulo, no Norte, Leste, Alto Paranapanema e Vale do Ribeira.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tardes e as noites podem registrar chuva intensa em um curto intervalo de tempo, raios, rajadas de vento e queda de granizo.

As instabilidades atmosféricas esperadas para as sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas. Essas condições meteorológicas podem resultar em impactos significativos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia.

A previsão de chuva deve persistir até, pelo menos, a próxima sexta-feira (2). O Inmet também divulgou, nesta segunda-feira (29), a previsão para todo o país até o dia 14 de fevereiro.

Chuvas previsão meteorologia
Previsão do Inmet até 5 de fevereiro

Também deve chover volumes expressivos em Goiás e Mato Grosso, além do oeste da região Norte, Tocantins e Maranhão.

Já na Bahia e outras áreas do Nordeste, o tempo deve voltar a ficar firme após dez dias de chuvas volumosas em várias regiões, com acumulados superiores a 300 milímetros em várias localidades do Centro-Sul, Sul, Extremo-Oeste e Vale-São Franciscano.

As previsões de médio e longo prazo indicam retorno da chuva sobre áreas do estado por volta do dia 8 de fevereiro. Na metade sul da Bahia, a previsão é de chuvas acima da média no próximo mês, com chances acumulados entre 100 e 150 mm em algumas áreas.

O Inmet alertou para a importância do acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos. Os alertas são publicados no portal e nas redes sociais do órgão.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile