30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Chuva acima da média em janeiro reverteu cenário de seca em boa parte do Nordeste

Mais Lidas

A ocorrência de chuva acima da média em parte das regiões Nordeste e Sudeste do País melhorou o armazenamento de água no solo, principalmente entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia. É o que concluiu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (6)

Conforme representado na primeira figura da imagem acima, o armazenamento na região estava abaixo de 30% em dezembro, indicado pelos tons em vermelho e laranja nos mapas. No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% em grande parte da região, conforme mostra os tons em azul do segundo mapa, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

Anúncio

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Algumas cidades tiveram volumes bastante expressivos de chuva, como Vitória da Conquista/BA, que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm.

Já no município da Barra/BA, o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm. Em Minas Gerais, a cidade de Salinas teve 333,2 mm, sendo que a média é de 112,2 mm. Em Petrolina (PE), também choveu o dobro da média do mês.

O aumento da chuva ocorreu devido ao posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul.

El Niño

Nesta semana o Inmet divulgou um novo boletim do El Niño, com prognósticos apontado para o enfraquecimento do fenômeno nos próximos meses, e possibilidade da ocorrência de La Niña no segundo semestre.

O órgão também divulgou a previsão para todas as regiões do país até o dia 21 de fevereiro.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas