Anúncio
Meio Ambiente

Barragem de Ceraíma recebeu 40 mil alevinos

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Cerca de 40 mil alevinos foram soltos no reservatório da Barragem de Ceraíma na última quinta-feira (8), em Guanambi. A ação de peixamento foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf)

Os alevinos, da espécies de curimatã, são oriundos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, localizado no município de Xique-Xique. A iniciativa tem como objetivo repovoar o lago e garantir a sustentabilidade da pesca na localidade.

Anúncio

A ação contou com a supervisão de técnicos da Codevasf e de membros da Associação dos Pescadores da Barragem de Ceraíma, principais beneficiados com o peixamento.

Em janeiro, cerca de 50 mil alevinos foram soltos no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Além de ajudar a repovoar o Rio São Francisco, o Centro Integrado tem o objetivo de reforçar o desenvolvimento da piscicultura no semiárido da Bahia. A sede conta com 57 tanques, incluindo o tanque pulmão, instalados em uma área de 10 hectares, no povoado de Nova Iguira, no município de Xique-Xique.

Curimatã

O curimatã é um peixe de água doce que pertence à família Prochilodontidae, encontrado em rios e lagos da América do Sul. Este peixe é conhecido por sua importância para a pesca comercial e de subsistência nas regiões onde habita.

Caracteriza-se por seu corpo prateado, boca protrátil adaptada para alimentação no fundo, e é frequentemente encontrado em grandes cardumes, especialmente durante suas migrações para reprodução, o que ocorre em função do ciclo de cheias e secas dos rios. Sua dieta é composta principalmente de detritos, pequenos invertebrados e material vegetal, fazendo dele um importante componente dos ecossistemas aquáticos em termos de ciclagem de nutrientes.

Anúncio

Na bacia do Rio São Francisco, o curimataú é uma das espécies de peixes mais importantes para a pesca comercial e de subsistência. A presença e a saúde das populações de curimatã são consideradas indicadores da qualidade ambiental e da biodiversidade aquática do rio, sendo essenciais para a manutenção dos ecossistemas locais e para a economia das comunidades ribeirinhas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de fevereiro de 2024 20:02

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio