Anúncio
Previsão do Tempo

Barragem pode sangrar em Guanambi nas próximas semanas se previsão meteorológica se confirmar

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

No final do ano passado, os reservatórios das principais barragens de Guanambi estiveram perto de entrar em nível de alerta por causa da seca provocada pelo El Niño. No entanto, com as chuvas de janeiro e fevereiro, esses volumes se recuperaram de forma significativa.

Com previsão de novas chuvas a partir deste fim de semana, existe a possibilidade da barragem do Poço do Magro atingir seu volume máximo e voltar a verter água no curso do Riachão, afluente intermitente do Rio Carnaíba de Dentro que recebe águas vindas dos municípios de Candiba, pela Serra dos Montes Altos, e de Pindaí, pela Serra Geral.

Anúncio

Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, o armazenamento era de 32,5 milhões de metros cúbicos (hm³). Este volume corresponde a quase 88% da capacidade, de 37 hm³. Em termos de nível, são apenas 0,72 metros (m) separando o espelho d’água do vertedouro. Os dados foram divulgados pelo escritório local da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf).

No fim de dezembro, o armazenamento era de apenas 16,4 hm³, correspondente a pouco mais de 44%. As chuvas de janeiro fizeram o reservatório chegar a 30,2 hm³. Na primeira quinzena de fevereiro, mais 2,3 hm³ de água chegaram ao reservatório.

Se as próximas chuvas não foram suficientes, em meados de março deve voltar a chover e o volume pode ser completado antes do fim da temporada chuvosa, uma vez que a umidade do solo continuará alta e os pequenos reservatórios ao longo da bacia já estão cheios.

Inaugurada em 2005, a Barragem de Poço do Magro atingiu seu volume máximo pela primeira vez em janeiro de 2016, ano que também foi impactado pelos efeitos de um El Niño forte. À época, as chuvas também se concentraram no mês de janeiro e foram suficientes para completar o volume. Nos meses seguintes, não choveu, fazendo com o que o nível voltasse a cair.

Em 2022, a barragem voltou a sangrar logo nas primeiras semanas do ano, desta vez, no entanto, por conta das chuvas intensas e constantes do fim da primavera e início do verão, influenciadas por uma La Niña. Pela primeira vez, os dois principais reservatórios do município atingiram a capacidade máxima simultaneamente, já que Ceraíma também sangrou.

Ceraíma

Anúncio

Também não pode ser descartada a possibilidade da Barragem de Ceraíma sangrar até o fim do período chuvoso, embora seja menos provável. O reservatório chegou a 36,5 hm³, equivalente a 71,5% dos 51,1 hm³ de capacidade. Para atingir o nível do vertedouro, o espelho d’água precisa subir 3,5 m.

Desde o início das chuvas, na véspera do Natal, o reservatório aumentou seu volume em 11,2 hm³, com o nível subindo 3,16 m. A barragem retém toda a água naturalmente drenada pelos formadores do Carnaíba de Dentro – Rio das Umburanas, que se forma na região do distrito e Guirapá, em Pindaí, e do Rio Grande, formado na região do distrito e Morrinhos, em Guanambi.

Previsões

As previsões estão indicando que pode chover entre 100 e 150 milímetros na região até o fim da próxima semana. Eventualmente, em algumas localidades, este volume pode ser maior, já que existe possibilidade de tempestades maiores no Norte de Minas, que podem avançar sobre a Bahia e atingir as áreas das bacias das respectivas barragens.

Para o mês de março, os prognósticos de médio e longo prazo indicam que a precipitação pode ocorrer acima da média na região, possibilitando novas oportunidades de recarga dos reservatórios.

Nesta sexta, o Novos alertas de chuva atingem todos os municípios da Bahia. Para região de Guanambi, o alerta é laranja, de perigo potencial para chuvas intensas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 16 de fevereiro de 2024 14:40

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio