29.3 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Barragem de Poço do Magro sangrou na madrugada desta quinta-feira em Guanambi

Mais Lidas

Como já havia sido levantada a possibilidade pela Agência Sertão na semana passada, as chuvas vieram com volumes expressivos nesta semana na região e a Barragem de Poço do Magro atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento na madrugada desta quinta-feira, 22 de fevereiro.

Esta foi a terceira vez que o reservatório verteu água desde 2005, quando a barragem foi inaugurada. A primeira foi em janeiro de 2016 e a segunda em janeiro de 2022, quando a barragem de Ceraíma também sangrou depois de 30 anos. São 37 milhões de metros cúbicos (hm³) de água armazenada.

O volume em dezembro, após longo período de estiagem, chegou a 16,3 hm³, equivalente a 44%. Na semana passada, antes do início de novas chuvas, o volume era de 32,5 hm³, ou 88%.

O reservatório de Poço do Magro armazena toda a água drenada de áreas do município de Candiba, com vertente na Serra dos Montes Altos, e de Pindaí, com vertente na Serra Geral. A água armazenada é usada para abastecer comunidades rurais do entorno e para usos múltiplos, como abastecimento de caminhões-pipa para a construção civil e outros fins.

O reservatório é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Ceraíma

A Barragem de Ceraíma, outro reservatório importante para o município, com 51,1 hm³ de capacidade, segue recebendo bastante água. Na quinta-feita, a Codevasf divulgou a última medição. O volume armazenado é de 39,4 hm³, equivalente a cerca de 77% da capacidade máxima.

Com as recentes chuvas, o nível do reservatório vem subindo consideravelmente, mas ainda faltavam 2,76 metros para atingir o vertedouro.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas