Anúncio
Bahia

Inmet confirma previsão de chuvas intensas em boa parte do Nordeste nos próximos dias

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Assim como as análises da Agência Sertão já apontavam nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, nesta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou previsão indicando que grande parte da Região Nordeste do Brasil terá tempo quente e úmido e ocorrência de pancadas de chuva entre esta sexta-feira (23) e a próxima quinta-feira (29) pelo menos.

De acordo com o órgão, nesta sexta e no sábado (24), um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) vai se deslocar do oceano para o interior do continente, causando, inicialmente, certa desorganização (maior variação espacial) da chuva, anteriormente alinhada no interior da região.

Anúncio

Porém, esse sistema pode provocar chuva localmente forte, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas, especialmente no oeste (incluindo o centro e sul do Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco e da Paraíba). Na borda leste do VCAN, também pode ocorrer chuva pontualmente forte, inclusive do litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte.

Vale destacar que, a partir de domingo (25) e no decorrer da próxima semana, alguns sistemas meteorológicos vão influenciar conjuntamente nas condições de tempo no Nordeste, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), configuração dos ventos em baixos (fluxo convergente de umidade do oceano para o continente) e em altos (fluxo divergente e predominantemente de quadrante sul) níveis da atmosfera. Tal padrão atmosférico pode gerar volumes de chuva, pontualmente mais elevados (acima de 100 milímetros) na faixa norte da região.

Já entre o litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, o padrão de ventos em médios e altos níveis da atmosfera e a grande quantidade de umidade na camada baixa vão favorecer a ocorrência de alguns acumulados significativos e, também, de forma pontual não se descartam alguns volumes pontuais em torno de 100 milímetros (mm).

Vale ressaltar que, a partir de segunda-feira (26), deve haver intensificação das pancadas de chuva em todo o litoral e provavelmente uma definição mais detalhada das possíveis áreas com maiores volumes, especialmente entre Alagoas e Ceará.

No interior da Região, as chuvas tendem a diminuir a partir do fim de semana, sem previsão de volumes significados para os próximos dias. No entanto, já nos primeiros dias de março, pode voltar a chover em áreas do interior da Bahia.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modeles numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões de tempo, assim como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet, por meio de seu portal.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de fevereiro de 2024 17:01

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio