22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Inmet confirma previsão de chuvas intensas em boa parte do Nordeste nos próximos dias

Mais Lidas

Anúncio

Assim como as análises da Agência Sertão já apontavam nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, nesta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou previsão indicando que grande parte da Região Nordeste do Brasil terá tempo quente e úmido e ocorrência de pancadas de chuva entre esta sexta-feira (23) e a próxima quinta-feira (29) pelo menos.

De acordo com o órgão, nesta sexta e no sábado (24), um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) vai se deslocar do oceano para o interior do continente, causando, inicialmente, certa desorganização (maior variação espacial) da chuva, anteriormente alinhada no interior da região.

Porém, esse sistema pode provocar chuva localmente forte, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas, especialmente no oeste (incluindo o centro e sul do Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco e da Paraíba). Na borda leste do VCAN, também pode ocorrer chuva pontualmente forte, inclusive do litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte.

Vale destacar que, a partir de domingo (25) e no decorrer da próxima semana, alguns sistemas meteorológicos vão influenciar conjuntamente nas condições de tempo no Nordeste, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), configuração dos ventos em baixos (fluxo convergente de umidade do oceano para o continente) e em altos (fluxo divergente e predominantemente de quadrante sul) níveis da atmosfera. Tal padrão atmosférico pode gerar volumes de chuva, pontualmente mais elevados (acima de 100 milímetros) na faixa norte da região.

Já entre o litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, o padrão de ventos em médios e altos níveis da atmosfera e a grande quantidade de umidade na camada baixa vão favorecer a ocorrência de alguns acumulados significativos e, também, de forma pontual não se descartam alguns volumes pontuais em torno de 100 milímetros (mm).

Vale ressaltar que, a partir de segunda-feira (26), deve haver intensificação das pancadas de chuva em todo o litoral e provavelmente uma definição mais detalhada das possíveis áreas com maiores volumes, especialmente entre Alagoas e Ceará.

No interior da Região, as chuvas tendem a diminuir a partir do fim de semana, sem previsão de volumes significados para os próximos dias. No entanto, já nos primeiros dias de março, pode voltar a chover em áreas do interior da Bahia.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modeles numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões de tempo, assim como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet, por meio de seu portal.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas