Anúncio
Região de Vitória da Conquista

Antigo aeroporto de Vitória da Conquista foi incluído em programa de destinação de imóveis públicos do governo federal

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A área do antigo Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, foi incluída em novo programa do governo federal, lançado nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Trata-se do Programa de Democratização de Imóveis da União, denominado Imóvel da Gente. O governo visa dar uma destinação estratégica ao patrimônio público, mediante estudos e diálogo federativo e social.

Anúncio

O antigo aeroporto foi desativado em 2019, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, com capacidade para receber aeronaves maiores. O terreno tem aproximadamente um milhão de metros quadrados, equivalente a 100 hectares, localizado na área urbana do município. De acordo com as informações divulgadas pelo governo federal, foi celebrado um acordo de cooperação com o governo baiano para a definição da proposta de empreendimentos de múltiplos usos para a área do imóvel.

Em 2021, ainda no antigo governo, a Prefeitura de Vitória da Conquista havia solicitado à Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), em Salvador, para apresentar um projeto de utilização pelo município da área do antigo aeroporto. A proposta incluía construir um bairro planejado que contemplasse as áreas de interesses sociais, inclusive zonas especiais, administrativa,  parques e lazer, e também área comercial e de moradia popular.

Anúncio

Ainda não foi divulgado como a prefeitura contribuirá com os estudos e a execução do projeto, após o convênio entre os governos estadual e federal.

O terreno foi doado pelo município para a construção do campo de aviação na década de 30. No final da década de 70, foi requalificado e transformado em aeroporto, servido à região de Vitória da Conquista por 50 anos.

Imóvel da Gente

Anúncio

O decreto que institui o instituiu o Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União. Além de 500 imóveis da União em 200 municípios, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.

O documento cria ainda o comitê interministerial responsável por direcionar as ações do programa e os fóruns estaduais para gestão democrática dos imóveis, com a coleta das demandas locais e apoio no monitoramento do programa.

Anúncio

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União e o benefício da população. Segundo ela, o governo do presidente Lula está mudando a lógica do governo anterior, da simples venda dos imóveis – “muitas vezes abaixo do valor de mercado, com perda de patrimônio da União” – sem preocupação com a utilização.

Veja mais informações sobre o programa

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de fevereiro de 2024 23:54

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024