22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Antigo aeroporto de Vitória da Conquista foi incluído em programa de destinação de imóveis públicos do governo federal

Mais Lidas

Anúncio

A área do antigo Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, foi incluída em novo programa do governo federal, lançado nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Trata-se do Programa de Democratização de Imóveis da União, denominado Imóvel da Gente. O governo visa dar uma destinação estratégica ao patrimônio público, mediante estudos e diálogo federativo e social.

Anúncio

O antigo aeroporto foi desativado em 2019, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, com capacidade para receber aeronaves maiores. O terreno tem aproximadamente um milhão de metros quadrados, equivalente a 100 hectares, localizado na área urbana do município. De acordo com as informações divulgadas pelo governo federal, foi celebrado um acordo de cooperação com o governo baiano para a definição da proposta de empreendimentos de múltiplos usos para a área do imóvel.

Em 2021, ainda no antigo governo, a Prefeitura de Vitória da Conquista havia solicitado à Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), em Salvador, para apresentar um projeto de utilização pelo município da área do antigo aeroporto. A proposta incluía construir um bairro planejado que contemplasse as áreas de interesses sociais, inclusive zonas especiais, administrativa,  parques e lazer, e também área comercial e de moradia popular.

Ainda não foi divulgado como a prefeitura contribuirá com os estudos e a execução do projeto, após o convênio entre os governos estadual e federal.

O terreno foi doado pelo município para a construção do campo de aviação na década de 30. No final da década de 70, foi requalificado e transformado em aeroporto, servido à região de Vitória da Conquista por 50 anos.

Imóvel da Gente

O decreto que institui o instituiu o Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União. Além de 500 imóveis da União em 200 municípios, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.

O documento cria ainda o comitê interministerial responsável por direcionar as ações do programa e os fóruns estaduais para gestão democrática dos imóveis, com a coleta das demandas locais e apoio no monitoramento do programa.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União e o benefício da população. Segundo ela, o governo do presidente Lula está mudando a lógica do governo anterior, da simples venda dos imóveis – “muitas vezes abaixo do valor de mercado, com perda de patrimônio da União” – sem preocupação com a utilização.

Veja mais informações sobre o programa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas