22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Inmet divulgou previsão do tempo de março para todo o país

Mais Lidas

Anúncio

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo do mês de março em todo o país. Também foi divulgado o Informativo Meteorológico nº7, com a previsão detalhada até o dia 13 de março.

O prognóstico do órgão indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, conforme indicado em amarelo e laranja no primeiro mapa acima, sendo mais pontuais na Região Sudeste, indicado em azul.

Anúncio

Já em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média, indicado em azul claro.

Considerando o prognóstico climático do Inmet e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, vale destacar que a região do Matopiba (que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) apresentou aumento na umidade do solo devido ao retorno da chuva mais regular nos meses de janeiro e fevereiro/2024, beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Para março, a previsão é de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte da Região Centro-Oeste.

Já nas regiões Sul e Sudeste, são previstos volumes de chuva acima da média, para o mês de março, que tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras.

Entretanto, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Temperatura

O prognóstico também indica que as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, conforme mostrado em amarelo e laranja no segundo mapa, com médias devem ficar acima de 25ºC. Porém, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29ºC.

Já em áreas pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, são previstas temperaturas próximas da média.

Previsão para esta segunda-feira

Modelos internacionais

Os principais modelos internacionais apresentam prognóstico diferente do apresentado pelo Inmet.

As previsões do Global Forecast System (GFS), sistema global de previsão numérica do tempo do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) são convergentes entre si.

Elas apontam que as chuvas devem ficar acima da média em todo o Nordeste, principalmente na área mais ao norte da região, englobando áreas significativas do Maranhão, Piauí e Ceará.

Em relação à temperatura, os modelos indicam temperaturas dentro da normalidade ou ligeiramente abaixo da média em todos os estados da região.

Anomalia de chuva e temperatura para março de 2024 – ECMWF -weatherbell.com
Anomalia de chuva e temperatura para março de 2024 – GFS -weatherbell.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas