22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Inema realizou tratamento e soltura de cachorro-do-mato vítima de atropelamento na Bahia

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou nesta quinta-feira (29) que após tratamento e reabilitação, um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), resgatado no dia 10 de janeiro pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que havia sido atropelado na Linha Verde, em Praia do Forte, foi devolvido à natureza em uma área preservada no Litoral Norte do Estado.

De acordo com o Instituto, o animal foi encontrado em estado clínico grave, com politraumatismo, fraturas em quadril, escápula e costelas. “Inicialmente a equipe fez uma avaliação das condições físicas e de saúde do animal, verificando a necessidade de uma cirurgia de emergência. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo uma excelente recuperação.

Anúncio

Com a alta clínica, deu-se início à reabilitação, ou seja, um trabalho para restabelecer os seus movimentos naturais, além da adoção de técnicas para manter seus hábitos alimentares e comportamentais, até a reintrodução do animal à natureza”, explicou o médico veterinário do Cetas/Inema, Márcio Andrade.

O Cetas conta com uma equipe multidisciplinar, são especialistas nas mais diversas áreas da gestão da fauna silvestre, além de equipamentos para avaliação e tratamento das condições físicas e de saúde de cada espécie.

A espécie

A espécie tem ampla distribuição geográfica na América do Sul e habita todos os biomas brasileiros, preferencialmente áreas abertas, campos e cerrados. É um animal territorialista de dieta onívora, que varia dependendo da estação e tipo de bioma, geralmente incluem frutos e pequenos mamíferos, mas também podem se alimentar de aves, répteis e anfíbios.

Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp (71) 99661-3998.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas