O município de Jacaraci, na Região de Guanambi, registrou mais duas mortes por dengue na última semana, chegando a quatro óbitos causadas pela doença em pouco mais de dois meses do ano de 2024.
O quantitativo corresponde a um terço das 12 mortes confirmadas em todo o território Da Bahia até o momento.
Os dois novos registros foram confirmados nesta sexta-feira, 8 de março, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A pasta também confirmou mais uma morte em Vitória da Conquista, que tem três óbitos pela doença este ano.
Os municípios de Piripá, Barra do Choça e Ibiassucê, também na região de saúde Sudoeste, registram um óbito cada. Os outros dois óbitos ocorreram em Irecê e Feira de Santana,
De acordo com o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep)
O estado tinha 29.982 casos prováveis de dengue até o dia 2 de março. Esse número representa um aumento de 209,3% dos casos em comparação ao mesmo período de 2023.
O Governo da Bahia informou que tem tomado diversas atitudes para conter a dengue, como a vacinação, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya -, aumento no uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, mutirões de limpeza nos município com alto índice de infecção, uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.
Mais de R$ 19 milhões já foram investidos no combate à doença, incluindo, também, ações publicitárias e material informativo.