21.6 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

Áreas da Nordeste devem receber chuvas volumosas durante a semana

Mais Lidas

A semana deve ser de muita instabilidade sobre o Nordeste Brasileiro, principalmente na faixa mais ao Norte da Região. Os modelos matemáticos de previsão e os institutos de meteorologia estão indicando possibilidade de chuvas fortes e intensas em algumas localidades ao longo dos próximos dias.

O motivo é a Zona de Convergência Intertropical (Zcit) que continua levando chuvas para as áreas próximas ao litoral norte da região. Nesta segunda-feira, 11 de maço, são esperadas precipitações volumosas em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.

Com o avançar da semana, as chuvas fortes devem atingir o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco e Alagoas, inclusive as respectivas capitais estaduais. Os acumulados podem superar os 100 milímetros (mm) em muitas destas localidades nos próximos sete dias.

Na Bahia, não são esperadas chuvas generalizadas em todas as regiões. De acordo com o modelo Cosmo (mapa acima), usado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do Extremo-Oeste, o Nordeste Baiano, a Região Metropolitana de Salvador e boa parte do litoral devem receber os maiores volumes, com acumulados entre 30 e 60 milímetros (mm) no período.

No Centro-Sul e Centro Norte, as chuvas devem ser mais fracas, no entanto, podem ocorrer temporais isolados em algumas áreas.

Calor intenso

A meteorologia também indica que os últimos dias de verão devem ser de calor intenso em parte do país, com possibilidade de temperaturas bastante elevadas nos estados da Região Sul, além de áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro.

Um alerta amarelo para onda de calor, de perigo potencial, foi emitido pelo Inmet para a área a ser atingida pelo calor intenso. A classificação mais branda do alerta indica que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média por período de dois até três dias. Caso as condições atmosféricas continuem favoráveis para o predomínio da massa de ar seco, o alerta pode ser reclassificado.

De acordo com o órgão, uma onda de calor é configurada quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas