Região de Salvador

“Bondinho Baiano” realiza tour com turistas em pontos famosos de Salvador

Publicado por
Compartilhado

A Diretoria de Turismo (Ditur), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), divulgou nesta quarta-feira (13), que vem promovendo uma série de passeios especiais em Salvador com o Bondinho Baiano. O percurso tem início no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída.

De acordo com informações da Ditur, com 1h30 de duração, o tour tem atraído baianos e turistas, que aprovaram a iniciativa da gestão municipal, no âmbito cultural.

Anúncio

Os passeios acontecem de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h. Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres.

Serviço diferenciado

O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explica que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”.

O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador.

Percurso e visitas

O percurso de 8 km dura em torno de 30 minutos. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal. “Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis.

Anúncio

Diretamente de Itapetininga, em São Paulo, o aposentado Ivo Ribeiro, de 73 anos, está visitando Salvador pela terceira vez e ficou encantado com o bondinho. “Achei sinceramente algo bem elaborado, e ainda tive a oportunidade de conhecer essa igreja maravilhosa. Até brinquei com meus amigos que vou levar o projeto para a minha cidade”.

Soteropolitana, a professora aposentada Glória Riella, de 62 anos, mora no Rio Vermelho e foi conhecer o bondinho após ver uma publicação nas redes sociais. “Eu achei uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Eu vi no Instagram, aí me informei e resolvi turistar. Agora que me aposentei, estou conhecendo a minha cidade. O roteiro é excelente, e ainda com guias e em segurança, realmente estão todos de parabéns”, declarou.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 14 de março de 2024 08:48

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio