25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

“Bondinho Baiano” realiza tour com turistas em pontos famosos de Salvador

Mais Lidas

Anúncio

A Diretoria de Turismo (Ditur), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), divulgou nesta quarta-feira (13), que vem promovendo uma série de passeios especiais em Salvador com o Bondinho Baiano. O percurso tem início no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída.

De acordo com informações da Ditur, com 1h30 de duração, o tour tem atraído baianos e turistas, que aprovaram a iniciativa da gestão municipal, no âmbito cultural.

Anúncio

Os passeios acontecem de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h. Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres.

Serviço diferenciado

O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explica que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”.

O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador.

Percurso e visitas

O percurso de 8 km dura em torno de 30 minutos. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal. “Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis.

Diretamente de Itapetininga, em São Paulo, o aposentado Ivo Ribeiro, de 73 anos, está visitando Salvador pela terceira vez e ficou encantado com o bondinho. “Achei sinceramente algo bem elaborado, e ainda tive a oportunidade de conhecer essa igreja maravilhosa. Até brinquei com meus amigos que vou levar o projeto para a minha cidade”.

Soteropolitana, a professora aposentada Glória Riella, de 62 anos, mora no Rio Vermelho e foi conhecer o bondinho após ver uma publicação nas redes sociais. “Eu achei uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Eu vi no Instagram, aí me informei e resolvi turistar. Agora que me aposentei, estou conhecendo a minha cidade. O roteiro é excelente, e ainda com guias e em segurança, realmente estão todos de parabéns”, declarou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas