25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Rio São Francisco receberá 150 mil alevinos no Dia Mundial da Água

Mais Lidas

Anúncio

O 22 de março é marcado como Dia Municipal da Água, data marcada por atos em defesa da preservação dos mananciais em todo o mundo. Neste dia, um dos principais rios brasileiros, o São Francisco, receberá alevinos para ajudar no repovoamento de espécies nativas.

A ação ocorrerá a partir das 8h30, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e será o maior peixamento já realizado pela 3ª Superintendência Regional da Companhiano Rio São Francisco, com sede em Petrolina (PE).

Anúncio

Serão  soltos 150 mil alevinos das espécies: piau, pacamã e curimatã, nativas da bacia hidrográfica. O evento será realizado na Orla Fluvial de Petrolina e integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf.

A 3⁠ª Superintendência Regional realiza ações de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. A construção das grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas que dificultam a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução).

“Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, explica Rozzano Cavalcanti, engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. Os peixamentos também são responsáveis por proporcionar renda e segurança alimentar para famílias de pescadores.

“A revitalização da ictiofauna tem importância. Além de promover a saúde das bacias atendidas, trazemos também o cuidado com o meio ambiente. Com isso proporcionamos um rio saudável e garantimos emprego, renda e segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3⁠ª Superintendência Regional da Codevasf.

Investimentos

Referência na produção de alevinos e responsável pelo repovoamento do Rio São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro passará por reforma. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão permitirá que a Codevasf mantenha o trabalho realizado no espaço, garantindo a renda dos pescadores da região e a segurança alimentar de suas famílias.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas