Anúncio
Pernambuco

Rio São Francisco receberá 150 mil alevinos no Dia Mundial da Água

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O 22 de março é marcado como Dia Municipal da Água, data marcada por atos em defesa da preservação dos mananciais em todo o mundo. Neste dia, um dos principais rios brasileiros, o São Francisco, receberá alevinos para ajudar no repovoamento de espécies nativas.

A ação ocorrerá a partir das 8h30, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e será o maior peixamento já realizado pela 3ª Superintendência Regional da Companhiano Rio São Francisco, com sede em Petrolina (PE).

Serão  soltos 150 mil alevinos das espécies: piau, pacamã e curimatã, nativas da bacia hidrográfica. O evento será realizado na Orla Fluvial de Petrolina e integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf.

A 3⁠ª Superintendência Regional realiza ações de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. A construção das grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas que dificultam a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução).

“Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, explica Rozzano Cavalcanti, engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. Os peixamentos também são responsáveis por proporcionar renda e segurança alimentar para famílias de pescadores.

“A revitalização da ictiofauna tem importância. Além de promover a saúde das bacias atendidas, trazemos também o cuidado com o meio ambiente. Com isso proporcionamos um rio saudável e garantimos emprego, renda e segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3⁠ª Superintendência Regional da Codevasf.

Investimentos

Referência na produção de alevinos e responsável pelo repovoamento do Rio São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro passará por reforma. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão permitirá que a Codevasf mantenha o trabalho realizado no espaço, garantindo a renda dos pescadores da região e a segurança alimentar de suas famílias.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de março de 2024 17:10

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio