22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Semana Santa deve ter chuvas volumosas em boa parte da Região Nordeste

Mais Lidas

Anúncio

Deve chover na maior parte da Região Nordeste durante o feriado de Semana Santa até o próximo domingo, 31 de marco. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta tempo instável a partir desta quarta-feira (27), com maior destaque para a faixa leste da região, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral, desde o Ceará até o Maranhão.

Já na maior parte do interior da Bahia, Alagoas e Pernambuco, a previsão não aponta grandes volumes, com chances apenas de chuvas fracas ou temporais isolados em algumas áreas, com acumulados médios abaixo de 10 mm no período.

Anúncio

De acordo com o órgão, o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente – propagação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) -, somado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vai contribuir para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, consequentemente, o deslocamento destas para o interior da região.

Entre quinta (28) e sexta-feira (29), a previsão indica a intensificação da chuva, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.

Previsão do tempo nordeste semana santa
Mapa de acumulado de chuva entre esta terça-feira (26) e o próximo (31), às 23h59 – modelo Cosmo 7 km.

Nesta terça-feira (26), foram emitidos dois alertas meteorológicos amarelos de chuvas intensas e um laranja para a região, englobando o litoral da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e áreas do Ceará, Piauí e Maranhão. (veja a previsão atualizada no site do Inmet)

Devido às atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento da atualização diária das previsões do tempo, assim como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet, por meio da página do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Informativo Meteorológico

Nesta segunda-feira (25), o Inmet divulgou o Informativo Meteorológico Nº11/2024, com a previsão do tempo até 10 de abril em todo o país e com o balanço das condições registradas pela rede de estações do órgão nos últimos 15 dias.

Veja mais

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas