23.4 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

4 motivos para usar um conversor de PDF (e como fazer isso)

Mais Lidas

Converter arquivos é uma das tarefas mais básicas de quem trabalha ou estuda com o auxílio de ferramentas digitais. O PDF tem protagonismo aí, considerando a sua frequência de uso no dia a dia.

O PDF é uma das extensões de arquivo mais usadas no meio digital, por diversos motivos. De imediato, podemos citar a sua versatilidade, já que documentos em PDF têm o potencial de ser abertos em quase qualquer dispositivo e sistema operacional, sem a necessidade de baixar plugins adicionais.

Em segundo lugar, existe o fato de que esse formato é capaz de agregar tanto texto (seu principal recurso) quanto imagens, hiperlinks e anexos. Tudo isso garante um documento mais completo, onde podemos encaixar informações relevantes para questões profissionais, acadêmicas ou da vida pessoal.

Pensando em tudo isso, é muito importante conhecer um conversor de PDF, seja para transformar documentos já nesse formato em outros, como o Word ou para tornar as imagens, as planilhas e os textos em PDF. Abaixo vamos explorar os motivos para isso e tudo o que deve saber antes de começar.

4 motivos para usar um conversor de PDF

Como mencionamos brevemente na introdução, os serviços de edição de PDF cumprem numerosos propósitos. Neles, usuários encontram ferramentas relevantes que ajudam a converter (ato sobre o qual vamos falar mais adiante), comprimir, dividir, excluir, juntar, proteger, assinar e demais tarefas.

1 – Garante que os arquivos sejam abertos sem erros

Seja em um ambiente profissional, acadêmico ou outro, enviar arquivos é algo normal e esperado, em especial aqueles no formato PDF. Apesar disso, nem sempre essa extensão é a mais indicada para alguma tarefa, o que significa que é importante saber como converter PDF em Word com um serviço.

O mesmo vale para aquelas situações em que você é a pessoa que recebe um arquivo e não é capaz de executá-lo adequadamente. A conversão de PDF com recursos não resulta em perda de qualidade significativa, permitindo que tanto textos quanto imagens presentes no documento se mantenham.

2 – Mantém a qualidade das imagens dos documentos

No item anterior nós tocamos brevemente nesse ponto, mas vale a pena dedicar um tópico exclusivo ao assunto! Uma das maiores preocupações com a conversão de documentos em PDF é a perda de qualidade, o que não ocorre com a maioria, considerando a multiplicidade de formatos compatíveis.

Embora o Word tenha ganhado destaque até aqui, é interessante mencionar que os serviços também trazem a alternativa de converter PDF em imagens (e vice-versa), o que é indicado àqueles arquivos em que o foco é a parte visual. Com isso, usuários conseguem editar as imagens em outros softwares.

3 – Pode ser feito rapidamente com um navegador de internet

Para quem não tem experiência com tarefas dessa natureza, o termo “conversor de PDF” parece intimidador. A verdade é que se trata de algo muito simples com aqueles online, pedindo somente um navegador com acesso à internet. Além disso, tudo é concluído em segundos e sem maiores esforços.

4 – Funciona em conjunto com outros recursos de edição de PDF

Conversores de PDF não costumam existir sozinhos, compartilhando espaço com outras ferramentas de edição de arquivos nesse formato. Como mencionado antes, os recursos variam desde a junção de páginas de documentos distintos até a extração e eliminação de partes específicas do arquivo em PDF.

E o melhor? Todas essas funções podem ser executadas em conjunto. Isso significa que você consegue converter um documento e então remover páginas dele, tudo em uma mesma plataforma. Para quem lida com PDF no dia a dia e precisa editá-los com frequência, não existe melhor espaço para tarefas.

O que você precisa saber antes de fazer a conversão de PDF?

Compreendidos os motivos para usar um conversor de PDF, surgem questões a respeito de como fazer isso. No decorrer do texto nós falamos sobre os editores online, mas vale mencionar que há também aqueles baixados e instalados em computadores e dispositivos móveis, na forma de softwares e apps.

É interessante citar que, embora não existam restrições quanto ao tamanho de PDF que podem ser convertidos, cada serviço traz um limite distinto e pode pedir assinaturas. Da mesma forma, a duração dos processos costuma levar entre alguns segundos e vários minutos, dependendo de cada arquivo.

Não há aspectos negativos de usar um conversor de PDF, desde que você mantenha o documento original ainda salvo. Isto é: faça as conversões, mas guarde uma cópia do arquivo ainda em PDF. Isso garante que, caso precise, tenha duas opções e possa realizar novos processos caso haja necessidade.

Ao fim, apenas você pode dizer se o uso de um conversor de PDF tem aplicações práticas no seu dia a dia ou não. Na maioria dos casos, profissionais e estudantes veem grande vantagem em agregar esse recurso, ganhando flexibilidade no cumprimento de tarefas e diminuído o tempo para finalizar tarefas.



Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas