24.2 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Hidrelétrica de Três Marias registra menor volume útil dos últimos cinco anos

Mais Lidas

Perto do fim do período chuvoso, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na Região Central Mineira, está próximo de atingir 65% de seu volume útil, de acordo com dados do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), consultados neste domingo, 31 de março.

Em cinco anos, este foi o menor volume registrado para esta época do ano, maior apenas do que os 45% do ano de 2018. Nos anos seguintes, o Rio São Francisco teve variações significativas em seu volume de água armazenado.

Em 2019, o volume alcaçando foi de 76%. Já em 2020, o volume chegou ao seu pico, atingindo 100%. As variações continuaram nos anos subsequentes, com o volume registrando 72% em 2021 e 94% em 2022. Há exatamente um ano, o volume armazenado era de 94%.

Atualmente, a hidrelétrica atua em modo de espera, com defluência baixa, de apenas 200 metros cúbicos por segundo (m³/s) e afluência de 566 m³/s.

O baixo armazenamento em relação aos anos anteriores está diretamente relacionado aos menores volumes de chuva registrados na primavera e no verão, reflexo das condições proporcionadas pelo El Niño intenso, atualmente em fase de enfraquecimento.

Como os principais institutos de meteorologia do mundo estão prevendo a possibilidade de La Niña no segundo semestre, é possível que novas cheias possam aumentar o nível do Rio São Francisco e consequentemente os volumes de seus reservatórios na próxima estação chuvosa.

Sobradinho

Na Bahia, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho opera com percentual maior de armazenamento em relação a Três Marias, de 78%, muito influenciado pelas chuvas no Médio São Francisco nos primeiros meses do ano. Mesmo assim, a quantidade de água armazenada é bem menor do que a exatamente um ano, quando o volume útil era de 95%.

A afluência média registrada neste sábado era de 1.740 m³/s e a defluência estava ligeiramente abaixo, em 1.605 m³/s.

Previsão do tempo

O fim da temporada chuvosa no Brasil Central ainda pode proporcionar uma ligeira melhora no nível do Rio São Francisco e nos volumes dos reservatórios de Três Marias e Sobradinho.

Os principais modelos meteorológicos indicam a possibilidade de acumulados de chuva entre 90 e 200 mm nas áreas do Alto São Francisco, assim como em parte do Médio, o que pode ajudar a pelo menos manter os níveis de armazenamento por mais algumas semanas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas