Início Brasil Adutora do Leite levará águas do Rio São Francisco para fomentar pecuária...

Adutora do Leite levará águas do Rio São Francisco para fomentar pecuária leiteira no sertão nordestino

Adutora do Leite Sergipe Rio São Francisco
Foto: Fernando Augusto

Nesta terça-feira, 2 de abril, o governo do estado de Sergipe deu um passo significativo para o avanço da pecuária leiteira na região do Alto Sertão Sergipano. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o edital para a licitação da construção da Adutora do Leite, projeto que promete transformar o abastecimento de água na região, estendendo-se por mais de 100 quilômetros, desde o Rio São Francisco, até o município de Nossa Senhora da Glória.

Com um investimento estimado em R$ 250 milhões, financiado por recursos públicos, o projeto visa atender às necessidades de água de cerca de 204 mil animais de médio e grande porte em aproximadamente 9,5 mil estabelecimentos agropecuários, potencializando a produção leiteira local.

A meta é dobrar a produção anual, ultrapassando os 460 milhões de litros de leite. Além de Nossa Senhora da Glória, os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Monte Alegre de Sergipe estão inclusos no planejamento da adutora, região conhecida por abrigar 140 mil cabeças de gado.

O projeto, segundo Zeca Ramos da Silva, secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, baseia-se na premissa de que a disponibilidade hídrica incrementada pela adutora possibilitará o crescimento dos rebanhos e a racionalização dos custos com água. Esse fator, por sua vez, deverá permitir maiores investimentos na qualidade da alimentação e na genética do gado leiteiro.

A licitação, conduzida pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), busca contratar uma empresa de engenharia especializada para a elaboração dos estudos e do projeto da Adutora do Leite. O projeto será dividido em três fases de construção, conforme detalhado por Paulo Sobral, diretor-presidente da Coderse. A primeira fase contempla a construção de uma estação elevatória de água bruta (EEAB), com etapas subsequentes planejadas para expandir o alcance da adutora até os municípios beneficiados.

Júlio Leite, diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Coderse, acrescenta que o abastecimento será realizado por meio de reservatórios construídos ao longo do trajeto da adutora. Esses reservatórios foram cuidadosamente planejados para garantir o acesso eficiente dos agropecuaristas à água.

Com essa iniciativa, o governo estadual espera melhorar significativamente a qualidade de vida das 23 mil famílias envolvidas, além de fomentar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico na região do alto sertão sergipano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile