Destaques

Ufob seleciona supervisores no Programa Mais Médicos

Publicado por
Compartilhado

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) divulgou nesta terça-feira (2) que está com inscrições abertas chamamento público de médicos para atuar como supervisores acadêmicos no projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Podem participar da seleção, médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina do da Bahia. Haverá bolsa de supervisão para os selecionados e classificados dentro do limite disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme informações da Ufob, as inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico disponibilizado pela instituição até domingo (7). O processo seletivo ocorrerá por análise curricular, em caráter classificatório, e será coordenado por uma Comissão Gestora designada pela Pró- Reitoria de Graduação e pelo Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da Ufob.

As informações sobre documentação necessária, atribuições do supervisor e cronograma do chamamento estão disponíveis no edital. Dúvidas devem ser encaminhadas à Comissão Gestora, por meio do e-mail selecoes.ccbs@ufob.edu.br.

Programa Mais Médicos

De acordo com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o Programa Mais Médicos (PMM) é um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária do País, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. O Programa foi criado pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, depois convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação desses profissionais, buscando, assim, resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

Provimento emergencial: estratégia de provisão emergencial de médicos, cujo objetivo é ampliar a inserção do médico em áreas vulneráveis e aprimorar a formação médica nas unidades da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo período de 3 anos, prorrogável por igual período, intitulado Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

Formação médica: a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do País, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Primária.

Melhoria da infraestrutura da APS: ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Objetivos:

I – diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde;

II – fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País;

III – aprimorar a formação médica no País e proporcionar maior experiência no campo de prática médica durante o processo de formação;

IV – ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 3 de abril de 2024 10:10

Publicado por

Notícias recentes

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024

Dois motoristas com sinais de embriaguez colidiram contra postes em Guanambi neste domingo

Em um intervalo de menos de nove horas, dois acidentes bastante similares foram registrados neste…

29 de abril de 2024

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024
Anúncio