34.9 C
Guanambi
26.4 C
Vitória da Conquista

Ufob seleciona supervisores no Programa Mais Médicos

Mais Lidas

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) divulgou nesta terça-feira (2) que está com inscrições abertas chamamento público de médicos para atuar como supervisores acadêmicos no projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Podem participar da seleção, médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina do da Bahia. Haverá bolsa de supervisão para os selecionados e classificados dentro do limite disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme informações da Ufob, as inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico disponibilizado pela instituição até domingo (7). O processo seletivo ocorrerá por análise curricular, em caráter classificatório, e será coordenado por uma Comissão Gestora designada pela Pró- Reitoria de Graduação e pelo Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da Ufob.

As informações sobre documentação necessária, atribuições do supervisor e cronograma do chamamento estão disponíveis no edital. Dúvidas devem ser encaminhadas à Comissão Gestora, por meio do e-mail selecoes.ccbs@ufob.edu.br.

Programa Mais Médicos

De acordo com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o Programa Mais Médicos (PMM) é um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária do País, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. O Programa foi criado pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, depois convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa leva médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação desses profissionais, buscando, assim, resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

Provimento emergencial: estratégia de provisão emergencial de médicos, cujo objetivo é ampliar a inserção do médico em áreas vulneráveis e aprimorar a formação médica nas unidades da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo período de 3 anos, prorrogável por igual período, intitulado Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

Formação médica: a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do País, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Primária.

Melhoria da infraestrutura da APS: ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Objetivos:

I – diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde;

II – fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde no País;

III – aprimorar a formação médica no País e proporcionar maior experiência no campo de prática médica durante o processo de formação;

IV – ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas