Brasil

Concurso Público Nacional anuncia realização das provas em mais cidades

Publicado por
Compartilhado

Nesta quinta-feira (4) o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da comissão organizadora do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), informou que ampliou para 228 o número de municípios onde vão ocorrer as provas. As oito novas cidades estão todas no Entorno do Distrito Federal.

De acordo com a comissão organizadora, as provas serão aplicadas também em Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás, levando sempre em consideração o CEP que o candidato indicou na hora da inscrição.

Com 2,1 milhões de inscritos, o Concurso Público Nacional Unificado já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos concursos do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos. O Distrito Federal é a Unidade da Federação com maior número de inscritos no CPNU – 220 mil candidatos, superando cidades mais populosas como Rio de Janeiro e São Paulo.

“Os novos pólos de aplicação do Entorno foram escolhidos por terem alto número de inscritos residentes nessas localidades”, explicou Alexandre Retamal, coordenador de logística do CPNU.

Ofício

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

O certame será realizado simultaneamente em 228 cidades do país, incluindo capitais e municípios de diversas regiões. Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.

Para viabilizar a logística e segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Esta postagem foi publicada em 4 de abril de 2024 14:32

Publicado por

Notícias recentes

Últimos dias para tirar o título eleitoral

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

Pagamento do Bolsa Família de abril será concluído nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de abril do Bolsa Família. Recebem…

30 de abril de 2024

Empresa prevê investimento de R$ 340 milhões em produção de concentrado de fosfato na Bahia

Uma comissão, formada pelo presidente da CBPM, Henrique Carballal, e os secretários de Ciência, Tecnologia…

30 de abril de 2024

Programação do Arraiá da Conquista 2024 foi divulgada nesta segunda

Foi divulgada, na noite desta segunda-feira, 29 de abril, a programação do Arraiá da Conquista…

30 de abril de 2024

SES/MG abriu processo seletivo com 261 vagas em várias cidades

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira, 29 de abril,…

29 de abril de 2024

Concurso da Polícia Científica de Pernambuco oferta 213 vagas com salários de até R$ 10,5 mil

As secretarias de Administração e de Defesa Social de Pernambuco abriram um concurso público visando…

29 de abril de 2024