Região de Barreiras

Lobo-guará Jurema foi reintroduzida na natureza após 11 meses de treinamento na Bahia

Publicado por
Compartilhado

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou nesta quinta-feira (4) que após onze meses recebendo treinamento intensivo para se adaptar às condições da vida selvagem, a lobo-guará Jurema foi reintroduzida à natureza, no município de Barreiras.

De acordo com o Inema, durante esse período no Parque Vida Cerrado, Jurema demonstrou habilidades essenciais para sua sobrevivência na natureza, incluindo forrageamento, caça e demarcação de território. O animal foi resgatado ainda filhote, no Oeste baiano, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema.

Aline Barbosa, bióloga do Inema, explicou sobre o resgate e os procedimentos adotados para o manejo adequado da espécie. Quando recebemos essa demanda em 2021, fizemos o resgate de três filhotes encontrados sem a mãe, em Luiz Eduardo Magalhães. Os animais foram encontrados por funcionários de uma fazenda e foram encaminhados para o Parque Vida Cerrados, que nos contatou para o resgate. Hoje, conseguimos devolver para a natureza um desses filhotes para que ele possa cumprir suas funções ecológicas, como dispersor de sementes nativas, mas também como um controle de pragas, salienta Aline.

Maria Luiza, uma das técnicas que acompanhou o processo de avaliação clínica do animal em Salvador, explica os cuidados que a Jurema recebeu desde que chegou ao Cetas. “Ao receber os animais, foi detectada desidratação, também uma carga alta parasitária e uma anemia relevante que precisava ser tratada. Eles receberam os cuidados necessários para que eles pudessem ser reintroduzidos na natureza. Então eles foram alimentados adequadamente e a partir do momento que eles estavam saudáveis, eles voltaram para o Parque Vida Cerrado, aqui em Barreiras, para dar continuidade a reabilitação”, reforça a técnica do Inema.

Projeto de reabilitação

O projeto de reabilitação e soltura de filhotes órfãos de lobo-guará nos agroecossistemas do oeste da Bahia, iniciado em 2021, conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e do Inema. A ação visa reduzir a perda de espécies devido a impactos humanos e promover o desenvolvimento sustentável na região.

“O projeto envolve diversos parceiros, responsáveis pelos protocolos, como no manejo alimentar, cuidados diários, avaliações, manejo de saúde dos animais e outros aspectos. Essas bases estão sendo construídas para que outras regiões possam desenvolver projetos semelhantes, com conhecimento sobre o que precisa ser monitorado, quais parâmetros considerar e como realizar os cuidados antes e depois da soltura. Essa rede de apoio criada em torno desses animais é fundamental para o sucesso do projeto, explica a coordenadora do Parque Vida Cerrado”, Gabrielle de Rosa.

Rogério Cunha, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio, representando o ICMBio na ação de soltura em Barreiras, destacou a importância da integração de esforços para o bem-estar de todas as espécies. Ele destacou articulação com os gestores do parque para um protocolo de reabilitação e soltura monitorada de órfãos de lobo e a jurema é o último animal previsto para fechar o protocolo, o que permitirá seu uso amplo.

Após a ação de soltura da lobo-guará, o Parque Vida Cerrado entregou um filhote de Jaguatirica aos cuidados do Cetas. O animal foi resgatado pelo Parque também na região oeste e, assim como a Jurema, ficará um breve período sendo reabilitado em Salvador para, posteriormente, receber o treinamento intensivo de vida selvagem e estar apto a voltar ao seu habitat natural.

Disque Resgate

O Inema realiza ações de educação ambiental voltadas à proteção da fauna no interior do estado e também presta serviços de resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres. Para acionar o Disque Resgate, basta entrar em contato pelo Whatsapp (71) 99661-3998.

Esta postagem foi publicada em 5 de abril de 2024 08:03

Publicado por

Notícias recentes

SES/MG abriu processo seletivo com 261 vagas em várias cidades

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira, 29 de abril,…

29 de abril de 2024

Concurso da Polícia Científica de Pernambuco oferta 213 vagas com salários de até R$ 10,5 mil

As secretarias de Administração e de Defesa Social de Pernambuco abriram um concurso público visando…

29 de abril de 2024

MGI abriu processo seletivo com 200 vagas e salários de R$ 8,3 mil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu um processo seletivo.…

29 de abril de 2024

Mais 38 pássaros silvestres foram apreendidos em Vitória da Conquista nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (29), em mais uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)…

29 de abril de 2024

Importação de pneus chineses foi suspensa por concorrência desleal

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), informou nesta segunda-feira (29) que foram…

29 de abril de 2024

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 15 de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Informativo Meteorológico…

29 de abril de 2024